Pesquisa da Prevent Senior foi interrompida pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa após cometer uma série de irregularidades
Bolsonaro exibe remédio a base de cloroquina (Foto: Reprodução) |
O governo de Jair Bolsonaro usou um estudo incompleto e suspeito de fraude da Prevent Senior como referência em seu novo protocolo para uso da cloroquina em pacientes com Covid-19. O estudo consta nas referências bibliográficas do documento “Orientações do Ministério da Saúde para manuseio medicamentoso precoce de pacientes com diagnóstico da Covid-19”, lançado nesta quarta-feira (20).
O estudo da Prevent Senior, empresa de convênios de saúde para a terceira idade, investigava a eficácia do uso de hidroxicloroquina em associação com a azitromicina em pacientes com Covid-19. A pesquisa, no entanto, foi suspensa no dia 20 de abril pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep).
A decisão foi tomada após o órgão descobrir que o estudo começou antes mesmo da aprovação do protocolo de pesquisa, o que é proibido pelas normas do país. Há também outras irregularidades, como o número de pacientes, a condição clínica dos participantes e a ausência de investigação de duas mortes registradas durante o estudo.
“Não se pode propor uma pesquisa prospectiva, para o futuro, e fazê-la antes. A providência que tomamos foi a retirada provisória da aprovação da Conep para a pesquisa e o pedido de esclarecimentos. Se isso se confirmar, é uma irregularidade grosseira”, explicou Jorge Venancio, coordenador da Conep, à época.
O médico Thiago Silva denunciou nas redes sociais o uso do estudo da Prevent Senior pelo governo Bolsonaro, além do protocolo citar matérias jornalísticas como referências bibliográficas.
“É pra qualquer pessoa séria morrer infartada. Sabem o que é isso? São as referências Bibliográficas do novo protocolo do MS sobre a Cloroquina. Citando o quê? Uma matéria de jornal”, escreveu.
A matéria citada no protocolo é do G1 e fala sobre o uso de cloroquina em profissionais de saúde que atuam contra a Covid-19.
Confira:
Revista Fórum
Tags
- Revista Fórum
BOLSONARO
Brasil
CLOROQUINA
coronavírus
Fraude
irregularidades
Prevent Senior
Saúde