Anvisa aprova e vacina chinesa contra COVID será testada a partir de 20 de julho

O governo paulista anunciou que apenas profissionais de saúde serão aceitos como voluntários nesse estudo

Por Jornal GGN
Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Jornal GGN – O governo de São Paulo anunciou nesta segunda (6) que a vacina contra coronavírus desenvolvida pela chinesa Sinovac foi liberada pela Anvisa na sexta (3) e começará a ser testada no Brasil a partir de 20 de julho.

A Sinovac fechou parceria com o Instituto Butantan e fará a última fase de testes clínicos da vacina no Brasil. Centros de São Paulo Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná e Distrito Federal darão suporte na pesquisa, que contará com 9 mil voluntários.

O governo paulista anunciou que apenas profissionais de saúde serão aceitos como voluntários nesse estudo. Eles precisam morar perto de um dos 12 centros de pesquisa e não podem ter se contaminados com a Covid-19.

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, destacou que o mundo desenvolve atualmente 136 vacinas contra coronavírus, sendo que 12 delas estão em estudos clínicos mais adiantados. “Desses 12, apenas 3 estão na fase chamada ‘fase 3’. Então, a partir da aprovação da Anvisa, nós nos credenciamos como uma das 3 vacinas que têm grande chance de chegar ao público muito rapidamente. E nós temos um acordo preliminar de um acesso, até o final deste ano, de 60 milhões de doses [para o Brasil] se a vacina for efetiva”, frisou.

Epicentro da pandemia de coronavírus no mundo, o Brasil testará duas das vacinas mais promissoras em desenvolvimento. Além do imunizante da Sinovac, a vacina de Oxford será testada em parceria com a Fiocruz.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem