Em busca do real perdido | por Alain Badiou


Em busca do real perdido (Português) Capa comum – 1 fevereiro 2017

por Alain Badiou (Autor), Fernando Scheibe (Tradutor)

O que é o real? Hoje em dia, o real aparece sempre como aquilo que intimida. Não temos como escapar do real, ele está aí, impõe-se a nós como uma lei inexorável. Por uma ironia da história, quem pretende deter os segredos do real no mundo contemporâneo são os economistas, que o apresentam para nós através de planilhas, gráficos e números pretensamente objetivos, que diriam a última palavra sobre o real. As projeções econômicas apresentam-se, em geral, como catástrofe: caso seus modelos não sejam implementados, tudo pode ruir. Apesar da sua total incapacidade não apenas de prever, mas ainda de compreender os desastres que ela mesma produz, a economia sobrevive à sua própria impotência, porque todos, ou quase, parecem continuar acreditando na peça representada em escala planetária pelo capitalismo.A democracia imaginária. Mas o que é o real? Será mesmo isso que os economistas, amparados pelos políticos profissionais e pela mídia, dizem que ele é? Pergunta filosófica por excelência: desde a Grécia Antiga, a indagação acerca da natureza do real não pode ser entregue exclusivamente à ciência, ou a seus duplos. Neste livro absolutamente indispensável para quem quer pensar os impasses do Brasil e do mundo hoje, Alain Badiou, numa linguagem acessível, recorre, entre outras coisas, ao teatro, à psicanálise e à poesia a fim de expor os impasses da apreensão do real. Para o autor, a questão filosófica do real é a questão de saber se podemos ou não modificar o mundo, tornar suas fissuras visíveis e, assim, escapar dessa imposição, desse discurso. Não se trata de negar o real, mas de afirmar que, com a mesma paixão alegre que busca o que há de real no real, ainda podemos reinventá-lo.Gilson Iannini

Detalhes do produto

  • Capa comum: 64 páginas
  • Editora: Autêntica; Edição: 1 (1 de fevereiro de 2017)
  • Idioma: Português
  • ISBN-10: 8551301586
  • ISBN-13: 978-8551301586
  • Dimensões do produto: 20,6 x 13,8 x 0,6 cm
  • Peso de envio: 118 g

Sobre o Autor

Alain Badiounasceu no Marrocos, em 1937, e vive em Paris. É considerado um dos maiores filósofos da atualidade. Junto com Deleuze, Foucault e Lyotard, fundou o Departamento de Filosofia da Universidade Paris 8, onde lecionou de 1969 a 1999. Em seguida, foi nomeado professor emérito da Escola Normal Superior de Paris. Aluno de Althusser e de Lacan, seu pensamento foi fortemente marcado pelo marxismo e pela psicanálise. Militante político incansável, participou do movimento de Maio de 68. Nunca abriu mão de suas convicções políticas. Além de ter publicado mais de 40 livros de filosofia, traduzidos em diversas línguas, é ainda autor de peças de teatro, ensaios e panfletos.

O Tradutor: Fernando Scheibe é doutor em Teoria Literária e tradutor. Traduziu, entre outros autores, César Aira, Stéphane Mallarmé, Mœbius, Raymond Roussel, Michel Foucault, Arlette Farge, Georges Didi-Huberman, Marcel Detienne, Catherine Malabou e, sobretudo, Georges Bataille.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem