Helio Schwartsman será investigado por violação à Lei de Segurança Nacional após assinar artigo intitulado "Por que torço para que Bolsonaro morra"
Por Jornal GGNJornal GGN – O ministro da Justiça André Mendonça usou o Twitter na noite desta terça (7) para informar que determinou à Polícia Federal a instauração de um inquérito contra o colunista da Folha de S. Paulo, Helio Schwartsman.
Após Jair Bolsonaro anunciar que está com coronavírus, o jornalista escreveu um artigo intitulado “Por que torço para que Bolsonaro morra”. No texto, ele diz que o presidente da República adotou uma postura “consequencialista” e que sua morte por covid-19 serviria de alerta para o mundo inteiro sobre a crise sanitária, implicando em menos mortes decorrentes de sua irresponsabilidade.
Mendonça afirmou que “quem defende a democracia deve repudiar o artigo” e que, “com base nos artigos 31, IV; e 26 da Lei de Segurança Nacional, será requisitada a abertura de inquérito” à Polícia Federal.
O ministro de Bolsonaro também sustentou que “Princípios básicos do Estado de Direito: 1.Há direitos fundamentais. 2.Não há direitos fundamentais absolutos. 3. As liberdades de expressão e imprensa são direitos fundamentais. 4. Tais direitos são limitados pela lei.”
Tags
- GGN
André Mendonça
BOLSONARO
Brasil
colunista
coronavírus
Covid-19
Folha
Hélio Schwartsman
Justiça
Lei de Segurança Nacional
Ministério da Justiça
MORTE
pandemia
teste positivo