Frase foi dita durante aula de retreinamento ordenada por Doria após série de casos de violência policial e aumento de letalidade
PM enforca rapaz em João Ramalho, no interior de São Paulo - Reprodução |
Por Redação Revista Fórum
Dois PMs presentes a uma das primeiras turmas dos 70 mil policiais militares retreinados em São Paulo confirmaram a informação. Uma major cujo nome não foi revelado afirmou durante palestra a respeito dos abusos cometidos por policiais:
“A PM faz isso há 188 anos e sempre vai fazer. Você, policial, tem que ficar atento porque sempre terá alguém filmando”.
A referência aos 188 anos é à fundação da Guarda Civil Permanente de São Paulo, em dezembro de 1831, que viria a se transformar na Polícia Militar do estado.
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), ordenou o retreinamento em meio a uma série de casos de violência policial e no período em que a letalidade policial bateu recorde no estado.
Foi uma mudança de posicionamento do tucano, eleito em 2018 com o discurso de que, durante sua gestão, a polícia iria “atirar para matar” e prometendo “os melhores advogados” aos policiais que matam no estado.
No primeiro semestre de 2020, de acordo com a SSP, a Civil e a Militar mataram, juntas, 514 pessoas em supostos tiroteios em serviço e também durante a folga de janeiro a junho deste ano —o maior número desde o início da série histórica, em 2001. No mesmo período, 28 policiais foram assassinados.
Com informações do UOL