MEC ignora inscritos, e remarca Enem para janeiro e fevereiro de 2021

Consulta com estudantes pedia realização das provas em maio; exame nacional estava originalmente marcado para novembro

Por Jornal GGN
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Jornal GGN – O Ministério da Educação anunciou as datas do Enem 2020: as provas em papel vão ocorrer nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021, enquanto a avaliação digital está programada para os dias 31 de janeiro e 07 de fevereiro de 2021.

Os resultados serão divulgados em 29 de março de 2021. O governo de Jair Bolsonaro também agendou as datas de reaplicação das provas para os dias 24 e 25 de fevereiro de 2021. O Enem estava originalmente programado para ocorrer em novembro deste ano.

Segundo informações do jornal Folha de São Paulo, o Senado Federal chegou a aprovar um texto que exige a mudança de data devido aos reflexos da pandemia de coronavírus.

Na ocasião, o ex-ministro Abraham Weintraub insistiu em se fazer uma consulta com os estudantes inscritos, e declarou que o resultado seria respeitado pelo governo. A maioria decidiu pela realização da prova em maio, porém o MEC ignorou essa posição – o resultado da pesquisa foi divulgado após a saída de Weintraub.

O argumento para que as provas não fossem realizadas em maio é que isso atrasaria o calendário das universidades e de programas como ProUni e Fies. Mas a data por si só também vai afetar os mais pobres e quem não conta com estrutura para manter sua rotina de estudos em casa.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem