Zambelli pode ser processada por usar música de Tom Zé e Wisnik em vídeo

Deputada não pediu autorização


Reprodução/YouTube
A deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) em vídeo publicado em seu canal do Youtube Reprodução/YouTube

Poder360
Sem pedir autorização, a deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) publicou 1 vídeo de elogios ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) com produção musical de Tom Zé e José Miguel Wisnik. A congressista utilizou a música “Xiquexique”, composta em 1997 pelos artistas.

A composição faz parte da trilha sonora do espetáculo “Parabelo”, do Grupo Corpo, companhia de dança de Minas Gerais. Até 17h, o vídeo tinha 16 milhões de visualizações. Carla Zambelli tem 368 mil inscritos em seu canal.

Assista ao vídeo (1min9seg):



O compositor José Miguel Wisnik disse, falando em nome de Tom Zé e do Grupo Corpo, que repudia o vídeo publicado pela congressista.


“O vídeo procura construir a imagem de suposta ampla aceitação de Jair Bolsonaro no Nordeste, região onde, sabemos, ele foi derrotado em todos os Estados nas últimas eleições presidenciais. Trata-se de uma operação de construção, de alavancagem de Jair Bolsonaro no Nordeste que quer tomar carona na nossa composição”, disse ao Uol.

Wisnik afirmou ainda que a produção musical não está à disposição dessa apropriação de espécie “espúria e revoltante”. “Vai contra tudo aquilo que acreditamos e tudo aquilo que essa música representa como alegria de viver, como força da cultura popular nordestina e como força da arte”, declarou.

O compositor falou que está tomando todas as medidas jurídicas cabíveis para cercear essa apropriação “repulsiva”. “Lembramos que o presidente tem o seu próprio sanfoneiro”, ironizou.

O Poder360 procurou a deputada. Zambelli ainda não se manifestou.


Poder360

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem