Sistema Solar © Foto / Pixabay / 35393 |
O objeto em questão está orbitando um possível planeta anão a uma distância de aproximadamente dois mil quilômetros, ou seja, uma distância muito menor que a existente entre a Terra e a Lua.
Os astrônomos que estudam os confins do nosso Sistema Solar descobriram um intrigante corpo celeste orbitando um possível planeta anão, segundo a revista Science Alert.Utilizando a técnica de ocultação, o alvo da observação era o planeta anão 2002 TC302, que em cálculos anteriores possuía 584 quilômetros de diâmetro. Porém, em uma ocultação em janeiro de 2018 foi calculado um diâmetro de 500 quilômetros.
No entanto, o estudo revelou a existência de outro corpo celeste, de aproximadamente 200 quilômetros de diâmetro, que estaria orbitando o 2002 TC302 a uma distância de dois mil quilômetros, que é muito menor que a distância entre a Terra e a Lua (aproximadamente 384 quilômetros).
Caso a descoberta seja confirmada, pode ajudar os cientistas a compreender a formação do Sistema Solar, bem como dos objetos espaciais. Como as coisas pouco mudaram no Cinturão de Kuiper, a região é considerada uma cápsula do tempo.
Sputnik Brasil